quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Eutheria

Os eutérios constituem o maior grupo de Mamíferos, a subclasse mais importante do mesmo é a dos eutérios ou placentários, tanto pelo número de espécies quanto pelo desenvolvimento, diversidade de adaptações e distribuição que alcançaram. Dos oceanos e águas continentais ao espaço aéreo, das montanhas e regiões polares aos desertos, estepes, savanas, selvas e bosques, não existe um habitat a que não se tenha adaptado de um modo ou de outro alguma espécie de mamífero placentário.Esses animais cobrem uma ampla gama de ecossistemas e formas de vida: há os planadores como os dermópteros (Cynocephalus volans e Galeopterus variegatus) ou autênticos voadores, como os quirópteros (morcegos e vampiros); aquáticos como os cetáceos (baleias e golfinhos, entre outros), os sirênios (manatis e dugongos) ou os pinípedes (subordem dos carnívoros que compreende focas,morsas etc.); arborícolas, como a maioria dos primatas, preguiças e outros; cavadores, como muitos roedores, lagomorfos (coelhos) e insetívoros (toupeiras); herbívoros corredores, como cavalos,zebras, antílopes e muitos outros; grandes fitófagos (de dieta vegetariana) de corpo volumoso emaciço, como os elefantes, rinocerontes e hipopótamos; e ferozes carnívoros, entre os quais os mais poderosos felídeos, como o leão e o tigre.
Os mamíferos placentários se subdividem nas seguintes ordens: dermópteros, tubulidentados, folídotos, hiracoídeos, sirênios, cetáceos, proboscídeos, artiodáctilos, perissodáctilos, roedores, lagomorfos, carnívoros, insetívoros, quirópteros, edentados (ou desdentados) e primatas.
Estão nesta subclasse os mamíferos mais evoluídos. A principal característica é sem dúvida o aparecimento de placenta altamente organizada, tendo os jovens desenvolvimento intra-uterino durante um tempo relativamente longo (gestação ).
Os Eutheria, além de possuírem placenta e útero possuem duas aberturas, sendo uma destinada parao produto do sistema digestório e, a outra, para o produto do sistema excretor e do reprodutor. Apenas as fêmeas primatas possuem três aberturas, uma para cada produto dos sistemas citados.